Roda de conversa e Sarau com Dudu do Cavaco em 23 de março
Para celebrar a última atividade da Semana Internacional da Síndrome de Down, no dia 23 de março, recebemos, no Espaço Mosaico parceiros dessa caminhada em uma tarde descontraída para participar de uma roda de conversa com os jovens sobre: “Arte e o esporte como inclusão social”, e terminamos o dia com o Sarau, que contou com a participação do Dudu do Cavaco.
Com o intuito de conscientizar e dividir suas experiências, recebemos a visita de Eduardo Gontijo, mais conhecido como Dudu do Cavaco, e seu irmão, Leonardo Gontijo, do Instituto Mano Down de Belo Horizonte.
“Sou músico e toco cavaquinho e outros instrumentos, trabalho com música e gosto muito do que faço”, destacou Dudu.
Contamos também com a presença de Otávio Lara, que no ano passado se formou no Teatro Escola Macunaíma e já participou de diversas montagens. Além da sua experiência no teatro, nos contou também sobre a sua trajetória no esporte. ¨No teatro participei das peças Hamlet, Os Imigrantes, Guerra dos Sexos…¨.



















Nossos jovens foram se soltando aos poucos e dividindo com todos suas superações e conquistas, como o Tomas Roza, de 15 anos, que nos contou também fazer do teatro na Oficina dos Menestréis do projeto UP7.
No caso do Gabriel Prates, 18 anos, se apresentou e falou de suas preferências musicais e que já anda sozinho na rua e em casa sempre aproveita para tocar sua bateria.
Enzo Brunello, de 15 anos, nos contou sobre sua trajetória no Judô e em outros esportes, assim como o Henrique Antun, de 21 anos, falou com entusiasmo do seu ingresso na universidade de Hotelaria e planos futuros como se formar e casar. Atualmente ele é federado na natação.
O Gustavo Maron, 21 anos, trouxe seu violão e disse que está se dedicando ao estudo do instrumento e fez uma participação ao lado do nosso convidado, Dudu. Francine Otte, 23 anos, também falou da sua experiência com a dança, juntamente com outras participantes do nosso espaço, destacando sobre a montagem das apresentações e das coreografias que elas elaboram.
É uma satisfação muito grande poder acompanhar o desenvolvimento dos participantes, neste que é o quinto ano do grupo de Dança do Mosaico.
Nossa semana foi encerrada com muita animação! No Sarau do Mosaico, a turma apresentou músicas, poesias, danças e performances, foi demais! Queremos agradecer a todos que, de alguma forma, contribuíram para enriquecer com suas ações e reflexões para uma sociedade mais inclusiva através de um mosaico de possibilidades humanas.