No Espaço Mosaico temos o estudo dirigido, um trabalho personalizado. O professor tem o papel de orientar o aluno nos caminhos possíveis para sua aprendizagem, de forma significativa, esclarecer dúvidas, ajudar na organização dos conteúdos, fazer esquemas e links pertinentes, etc.
O professor acompanha o trabalho em todas as suas fases: na organização, na execução, na correção e na avaliação. A principal finalidade desse formato de estudo está voltada a reflexão, implicação do aluno e o pensamento reflexivo, de acordo com a singularidade de cada um.
Neste sentido, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. Propiciando ao sujeito que descubra seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento de forma significativa, como por exemplo, identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir, solucionar problemas, aplicando o que aprendeu.
O estudo dirigido tem entre seus objetivos:
- oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo com seu ritmo pessoal;
- criar estratégias para atender diferentes demandas de cada aluno;
- favorecer o desenvolvimento do sentido de independência, segurança e auto estima do sujeito na aprendizagem;
- possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.