A Psicopedagogia é a área de conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem humana, visando o apoio aos sujeitos e aos grupos envolvidos neste processo, na perspectiva da diversidade e da inclusão.
O trabalho psicopedagógico consiste em atuar no desenvolvimento humano, no que se refere a aprendizagem, de forma: preventiva, investigativa, interventiva e propositiva. Neste sentido, a partir de uma avaliação psicopedagógica, que tem a duração de 8 a 10 sessões, aliada a investigação de outros especialistas (quando necessário), é possível identificar o que esta “impedindo” o sujeito de aprender.
O trabalho psicopedagógico consiste em atuar no desenvolvimento humano, no que se refere a aprendizagem, de forma: preventiva, investigativa, interventiva e propositiva.
Analisa as causas, que podem ser: orgânica, emocional, neurológica, pedagógica, entre outras. Detectadas as alterações de tais processos, busca através de intervenções, desenvolver competências e habilidades do sujeito para que este seja capaz de focar as possibilidades do aprender.
Dialoga com as instituições de ensino da educação básica ao ensino superior, estabelecendo parcerias com a equipe escolar, a família e outros profissionais da área clínica, promovendo condições para a construção de uma educação para diversidade, inclusiva e com qualidade.