Promove a busca do autoconhecimento através de práticas coletiva, por meio da convivência na diversidade, de reflexões de assuntos pertinentes ao cotidiano e ações que exercitem a autonomia e o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência ou com outras singularidades.
Para isso, o grupo se reúne semanalmente por 1h30, para planejar e para refletirem sobre as dificuldades enfrentadas na vida social, familiar e afetiva e relacionando com a atividade escolhida. E, após o encontro, saem para os passeios, que vão desde ida ao cinema, restaurantes, shows, até uma visita a casa de um amigo.
As vivências, aliada aos encontros semanais, são ferramentas fundamentais para lidar com falta de acessibilidade, contemplando as singularidades e potencialidades, afim de que repercutam na busca de estratégias para solução possíveis de problemas e dificuldades.
Entre os temas desenvolvidos neste grupo estão:
- Autonomia (tomada de decisão, implicação com as próprias escolhas, etc);
- Responsabilidade e comprometimento com o outro (cuidado com pertences, ser solidário para ajudar e ser ajudado, etc);
- Planejamento e prévia dos passeios (roteiros, como chegar, investimento necessário, etc);
- Estabelecimento de objetivos e desafios (por exemplo, qual quantia devo levar para barzinho? Quanto tenho de dinheiro e quanto posso gastar? etc);
- Estratégias para lidar com ausência de acessibilidade;
- Comportamento adequado em diferentes ambientes;
- Comunicação efetiva e eficiente;
- Transição do universo infantil para o adulto;