É um grupo de discussão de jovens com objetivo de oportunizar um espaço de fala, escuta e de troca entre os pares, a partir dos eixos temáticos de identidade, empoderamento e alteridade.
A intenção é fazer com o que cada participante se aproprie e torne-se sujeito das vivências ligadas a transição da adolescência para a fase adulta, visando construir e potencializar recursos de autonomia, responsabilidade, organização, comunicação e implicação com a sua própria história e escolhas.
Este projeto acontece quinzenalmente, aos sábados de manhã, com jovens a partir 13 anos e é mediado por uma equipe composta por educadoras, psicopedagogas e psicólogas. Além disso, mensalmente é realizada uma reunião com os pais destes jovens com objetivo também de oferecer um espaço de fala, escuta e de troca.
São discutidos assuntos relevantes identificados a partir do trabalho realizado com os jovens, entre eles: identidade; participação e pertencimento; preconceito e superação; relacionamentos familiares; amizade, namoro e sexualidade, etc.
Espera-se desta maneira criar e potencializar recursos para qualificar a relação entre pais e filhos, considerando as singularidades de cada família, bem como todas as relações interpessoais que se constitui socialmente.